"E eu não espero que me vejam por dentro, desejo apenas que não me julguem pelo que veem por fora." (Monalisa Macedo)

















segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Seja feliz! Você merece e é isso que importa




O chamado de hoje é bem simples: Seja feliz. De todas as opções que podem aparecer em relação às escolhas que você pode fazer na sua vida esta é, sem dúvidas, a mais inteligente. E quando eu falo da felicidade como escolha, estou colocando nas mãos de cada um a responsabilidade por esta busca.

Ser feliz é uma opção. Não tão simples de ser entendida – como deveria ser – mas, ainda assim, é responsabilidade de cada um entender o que significa ser feliz e buscar o caminho que levará até lá.

Ser feliz é uma decisão a cada manhã. É usar, ao longo do dia, a lente que te propunha enxergar tudo que te dá prazer, tudo que agrega valor, cada item que contribui para que sua trajetória tenha mais cor e brilho. É colocar como valendo o dobro de pontos desde o arroz com feijão bem temperados até o trânsito que, como mágica, parece funcionar melhor que nos outros dias. É perceber a sorte de ter a família que tem. É vibrar com a idéia de que, se você quiser, pode parar no meio do caminho para tomar um sorvete, visitar um amigo ou comprar um presente para expressar seu amor por alguém.

Ser feliz não é esperar pelo dia em que o conto de fadas acontecerá e tudo será perfeito. Ser feliz é perceber como perfeito, para você, aquilo que é a sua história. A felicidade pode vir fantasiada de um pedacinho de chocolate (aliás, que fique bem claro; isso é felicidade autêntica!) ou uma música que toca no rádio e te faz recordar um momento especial.

Ser feliz é perceber que entre vários sentimentos que podem habitar seu coração, alguns têm mais espaço, com a gratidão, o carinho, o senso de contribuição. Eles afloram com facilidade. Seja num encontro de longa data, na apresentação dos filhos na escola ou quando alguém diz que precisa da sua ajuda. Isso não significa que os outros sentimentos, digamos, menos nobres, não possam acontecer. Mas quando decide-se pela felicidade, encontra-se forças para adestrá-los.

Ser feliz é arriscar entregar-se por inteiro. Seja a um projeto, uma ideia, um grupo de pessoas ou uma pessoa em particular. É não dar espaço para dúvidas quanto ao que é mais importante. É ter discernimento para não se arriscar desnecessariamente, mas curtir o friozinho que dá não ter tudo unicamente sob seu controle.

Ser feliz é definir que, por inteiro, todo ser humano é livre para tirar, pelo menos, trinta minutos de férias por dia. Ser feliz é, acima de tudo, fazer bom uso desses trinta minutos de férias. Seja tomando um café para colocar o papo em dia, seja saindo para dar uma caminhada ou assistindo a um programa bobo que te faz rir. É vibrar quando este curto tempo acabar e dizer para si mesmo: “Tive as melhores férias que alguém poderia ter hoje.”

Ser feliz é ser permitir. Se permitir errar para aprender, questionar para achar, se cansar para depois descansar. É poder dizer que o rojão está pesado, que o trabalho já não é tão realizador e que você está, talvez, de saco cheio.

Ser feliz é se sentir livre para assumir sua identidade. Não aquela que pintou durante a vida inteira, mas a que inclui expor quais são as pessoas que você realmente admira, a roupa que todo mundo usa mas você acha cafona e os programas que já não satisfazem só para fazer o social.

A felicidade não mora ao lado. Ela mora dentro. E ela é tão fiel que basta um pequeno chamado para que ela apareça. Quer fazer um teste? Lembre-se de um dia bem feliz na sua vida. Um dia incrível, até pela sua simplicidade. Feche os olhos. Olhe para dentro de você. É você aí dentro, feliz, louco para sair avisando que a felicidade está presente. É a mesma vida, a mesma estrada, em momentos diferentes. Ser feliz também é se propor este encontro.

No caminho, alguns sofrimentos serão inevitáveis. Alguns tropeços poderão abalar sua fé. A expectativa nem sempre será atendida. Ainda assim, olhe para tudo que sobra de bom. O dia que se renova, a saúde que nos faz levantar, o trabalho, a sensação de ser útil, o orgulho.

Esta é a sua vida. Sua única vida. Você não está ensaiando. Precisa valer a pena hoje. Faça valer a pena. Viva para ser feliz.



Texto de Adriana Marques – Business Coaching

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vou amar o seu comentário e guardá-lo com carinho!